Joao Meirelles – escritor e ativista ambiental, em sua obra literária “abridor de letras” destranca em nós o que deve vir a ser costume e persuasão. Em sua longa luta por melhores hábitos com relação a consumo espelha a idéia de que devamos considerar atos mais honrosos. Ele “grita” aos seus pares humanos para que dialoguem com seus afazeres consumistas mais comuns: como o simples ato rotineiro de tomar decisões ao conduzir o carrinho de compras num supermercado e fazer as suas escolhas. Podemos estar ali a tomar decisões covardes em momentos de extrema fraqueza, não dignas de elogio. Nos ridicularizamos em frouxa inteligência e virilidade onde deveríamos exercer a condição de sujeito de uma ação de maior abrangência e considerar neste nossos novos atos habituais. Observamos – partir da leitura de sua obra ficcional, que embora seja o ser humano: prudente, honesto, paciente e ordeiro, podemos na nossa relação com a natureza viver conflitos e contribuir desta maneira a feitos não nobres, como a deslealdade e infidelidade no consumo. Fazemos escolhas de “mortes” por mantermo-nos fiel a um determinado padrão que pode determinar a extinção de nossa própria espécie frente a uma recusa contínua de submissão imposta. A narrativa de seu livro descreve uma certa virtude que podemos desfrutar anônima e privativamente se pensarmos que podemos conclamar e exaltar estas pequenas nuances em nossos hábitos de consumidor questionador. Pra isto, é preciso, é fundamental que busquemos a virtude em nós presente, que faça ser consequência de ação.

No olhar manso e quieto de seu autor João, há um ponto de vigia permanente - não menos apaixonante, de quem não trai a si mesmo e que lidera e suporta em silêncio - de forma corajosa, a história de muitos nomes de uma realização a que estamos surdos para louvar: o seu trabalho em nível global a partir do território amazônico brasileiro na Ong Peabiru.




#meuImaginal #edmarCamara #sesc #saoMateus #peabiru #cafeLiterario #joaoMeielesFilho #amazonia #brasil #pará #belém #abelhaSemFerrao #abridorDeLetras #livro #arte #editoraRecord

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

theopetic

PALAVRA COMBATE DESAFIO @aiuenti no TWITTER

O Folioso e suas Mil Mortes